domingo, 14 de julho de 2013

Espirito Santo - Estado


 
O Espirito Santo faz parte de uma das 27 unidades Federativas do Brasil. E sua localização está na Região Sudeste do País. Faz fronteira com o oceano Atlantico a leste, com a Bahia ao norte, com Minas Gerais a oeste e nordeste e com o estado do Rio de Janeiro ao sul. Sua área é de 46 077,519 km². É o quarto menor Estado do Brasil, mas é maior que Sergipe, Alagoas e Rio de Janeiro.

A capital se localiza no municipio de Vitória. Mas a cidade que o maior volume populacional, o municipio de Serra. Tendo como outros municipio importantes sendo eles: Aracruz, Cachoeiro do Itapemirim, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Viana e Vila Velha.


 Sobre sua parte Histórica

Em 1535, os colonizadores portugueses chegaram na Capitania do Espírito Santo e desembarcaram na região da Prainha (localizado hoje em Vila Velha). Naquela época, teve início a construção da primeira povoação que recebeu o nome de Vila do Espírito Santo. Por causa que os índios atacaram a Vila do Espírito Santo, o líder Vasco Fernandes Coutinho fundou outra vila, naquela vez em uma das ilhas. Esta vila passou a ser chamada de Vila Nova do Espírito Santo (Vitória). Enquanto isso, a antiga recebeu o nome de Vila Velha. Houve um tempo, que poucas pessoas conhecem, em que houve a anexação do Espírito Santo à Bahia. Então, a capital da extinta Capitania do Espírito Santo passou a ser Salvador.


Sua economia

Na sua Atualizade, a capital Vitória é um importante porto exportador de minério de ferro. E na sua agricultura, destacamos os seguintes produtos econômicos: o café, arroz, cacau, cana-de-açúcar, feijão, frutas e milho. Na sua pecuária, existem a criação de gado de corte e leiteiro. Na indústria, são fabricados produtos alimentícios, madeira, celulose, têxteis, móveis  e siderurgia entre outros.


 Clima

O clima que  predomina no Estado é o Tropical de Atitude, com variações clima que podem a vir variar sendo, onde os verões são muito quentes e no inverno tendo temperaturas amenas. Por clima, as terras capixabas podem ser divididas em Terras quentes, e Terras Frias, nas terras quentes, que se estendem em uma estreita faixa litorânea e se alargam consideravelmente a partir de Linhares, são lugares muito planos, de clima tropical seco, com precipitação anual inferior à 1.100mm e de temperaturas médias anuais superiores à 22°C, As Terras Quentes ocupam 24% do território do estado. Nas Terras Frias, áreas muito montanhosas com altitude superior à 600m o clima predominante é o Tropical de Altitude, com precipitação pluviométrica anual de mais de 1.900mm e temperaturas médias anuais inferiores à 18°C, as Terras Frias ocupam 37% do território do estado. Há também uma considerável área de transição, ocupa cerca de 39% do território do estado, de relevo um pouco menos montanhoso, altitude entre 200m e 600m e precipitação média anual perto dos 1.500mm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário